11 de outubro, 2004

Marlon Brando é eleito o melhor gângster do cinema

Marlon Brando foi eleito o maior gângster da história do cinema, em uma votação realizada entre 3 mil espectadores de cinema britânicos pela cadeia de cinemas UCI.

O papel que lhe valeu o título de maior gângster do cinema foi o de Don Vito Corleone, chefão de uma família mafiosa vivido por ele em O Poderoso Chefão.

O filme de Francis Coppola deu a Brando o seu segundo Oscar. Ele já havia ganho o prêmio na década de 50 por Sindicato de Ladrões.

Brando, que morreu em julho deste ano, parodiou o papel de Vito Corleone na comédia Um Novato na Máfia, de 1990. 

Segundo colocado

O segundo colocado na votação foi Robert De Niro, curiosamente vivendo o mesmo personagem que Brando, mas na juventude, em O Poderoso Chefão -Parte II.

De Niro também ficou com a quarta e a décima colocações, respectivamente pelos papéis de Al Capone em Os Intocáveis e Sam 'Ace' Rothstein, em Cassino.

Os protagonistas de outros célebres filmes de gângsteres também tiveram posição de destaque na votação.

Ray Liotta, de Os Bons Companheiros, e Al Pacino, que viveu o mafioso cubano Tony Montana em Scarface, tiveram boa votação.

A escolha dos espectadores britânicos não deixou de lado bandidos clássicos, como o de James Cagney em Anjos de Cara Suja.

A lista não inclui somente astros americanos, mas também britânicos como Ben Kingsley, Bob Hoskins e até o ex-jogador de futebol Vinnie Jones, que trocou as chuteiras pelas câmeras.

"O gênero de filmes de gângsteres é tão popular hoje em dia como era quando James Cagney surgiu vivendo esses papéis na década de 30", disse a porta-voz da rede UCI, Katy Harris.

Fonte: www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2004/10/printable/041011_brandobg.shtml